Dayano é um complemento bem-vindo à criação de adestramento na Holanda, tanto por causa de seu tipo quanto por causa de sua linhagem. Ele está quase livre de todas as linhas de adestramento populares deste século e, portanto, pode ser usado em muitas linhas de éguas e pode dar uma nova dimensão à criação de adestramento.
Novas linhagens são necessárias para prevenir a consanguinidade e estreitar a criação de adestramento em geral. Dayano tem a linhagem de quatro garanhões muito importantes: Dolany, Lanaro, Romino e Lord.
Dolany é filho do lendário garanhão Donnerhall. Donnerhall combinou uma carreira esportiva no nível de Grande Prêmio conduzida por Karin Rehbein com um desempenho notável na criação, incluindo mais de 40 filhos aprovados.
O próprio Dolany ficou em 3º no Bundeschampionnat aos 6 anos e aos 7 já estava competindo com sucesso no nível de adestramento St George.
A linha materna de Dayano remonta a Linaro (de Landgraf), Romino (de Ramiro) e Lord.
Sua linha materna é baseada no Holsteiner e garante força e poder. Há gerações que o stamm 776 do Holsteiner é conhecido como uma linha-mãe que produz campeões. A linhagem materna da bisavó de Dayano, Onira , remonta a Sonja, que é avó, dentre outros, dos famosos garanhões reprodutores Acorado I e Acorado II.