(19) 3287-8311 | (19) 99187-1089

Garanhão do Mês

O primeiro garanhão escolhido para estrear nossa página de " Garanhão do mês " é ninguém menos que Clinton.
Nesta página você vai encontrar um pouco da história desse famoso garanhão desde seu nascimento na Alemanha até sua aposentadoria das pistas.
A fonte dessa reportagem é a revista IDS que é disponibilizada quinzenalmente a membros do studbook KWPN como o caso do Haras Cooper.

 

Clinton reina em todas as frentes.

O garanhão reconhecido KWPN Clinton provou sua excelência tanto no esporte internacional quanto na criação. Nos Jogos Olímpicos de Atenas, sob a sela de Dirk Demeersman o garanhão chegou em quarto lugar no individual. Na criação, ele é conhecido como pai de cavalos importantes como Cornet Obolensky, Eldorado v/d Zeshoek e Zacharov , ambos aprovados garanhão.     

   

 

Clinton nasceu na Alemanha em 25 de fevereiro de 1993 e no início da primavera de 1995 Henk Nijhof foi ao seu encontro. “ Nós compramos Clinton com dois anos. George Clausen , seu criador, tinha uma relação de amor e ódio com o studbook Holsteiner e, portanto, queria vender este promissor garanhão.”

Disse Henk Nijhof "Ele parecia ser um excelente garanhão e era extremamente bom no salto em liberdade. Isso, combinado com o seu ótimo pedigree nos deu a certeza de que teríamos de comprá-lo ."  Seu pai Corrado I ,montado por Frank Sloothaak , vinha obtendo diversas vitórias e sua mãe Urte por Masetto, saltava com êxito as provas nacionais.  A avó Ohra (Landgraf) saltou internacionalmente sob o nome de Olympia com Karsten Huck e Dirk Schröder. Ela foi campeã do Grand  Prix de Hamburgo  e ganhou em sua carreira esportiva mais de 50.000DM.

Imediatamente após a compra, Henk Nijhof levou Clinton para casa. "Naquele tempo nós ainda não tínhamos a central de reprodução e, por Clinton estar tão bonito e em forma , decidimos não colocá-lo com os outros machos no mesmo grupo. Coincidentemente, nós tínhamos outro filho de Corrado I de dois anos então resolvemos criá-los juntos em nossa casa."

BÉLGICA

O imponente tordilho chamava a atenção de todos inclusive do proprietário belga de garanhões, Hubert Hamerlinck, que fez uma proposta para a família Nijhof. "Naquele ano de 1995, nós fizemos um acordo e vendemos uma parte de Clinton  para Hubert. Parecia sensato levá-lo para a Bélgica, pois já tínhamos tido sucesso por lá, como o caso de Heartbreaker. Naquele momento, para a Holanda Clinton não era tão interessante devido ao se forte caráter e o sangue de Corrado I. O sistema belga de aprovação de garanhões se encaixava melhor para Clinton, Ele foi preparado pelo renomado cavaleiro Ludo Philippaerts e foi aprovado pelo studbook BWP. Após a aprovação ele foi para a casa de Hubert e passou a ser montado por seu cavaleiro.”  Com cinco anos Clinton passou para a montada de Dirk Demeersman, com quem teve grande sucesso nas pistas. Juntos, eles participaram de todos os principais campeonatos : Campeonato Europeu, Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos.

CARÁTER

Dirk Demeersman tem muita gratidão por Clinton. "Sem Clinton, eu não seria quem eu sou agora, ele não só me fez um cavaleiro melhor, mas também me abriu muitas portas." disse Demeersman . Dirk sabia, desde a primeira vez que viu Clinton, das excelentes oportunidades que ele poderia lhe proporcionar. "Eu disse para Hubert Hamerlinck :. Com ele eu quero ir para as Olimpíadas. Graças a Clinton eu pude realizar meu sonho. Seu caráter faz ele ser tão especial, um garanhão com personalidade e um talento excepcional: elasticidade e scope. Clinton faz coisas que outro cavalo nunca poderia fazer.

O desempate no Grand Prix de Aachen  que eu perdi para  Meredith Michaels-Beerbaum e Shutterfly, a maneira como ele atravessou o triplo salto nos Jogos Olímpicos de Atenas, e o terceiro lugar na Copa do Mundo em Mechelen, são momentos inesquecíveis. Ele também me abriu várias portas em toda a Europa. Eu estaria mentindo se dissesse que Clinton tinha um caráter fácil, mas ele foi o cavalo mais fácil que eu já montei em alto nível. Seu caráter, por vezes, jogava contra ele, mas era também seu ponto forte. Ele queria fazê-lo por mim e então não havia obstáculo muito alto ou muito difícil. Clinton foi e é, para mim ,um cavalo muito especial. Ele vai permanecer assim para sempre, ele me fez um cavaleiro melhor. Ele me ensinou coisas que eu nunca teria aprendido, meu sonho era voltar a ser capaz de montar os Jogos Olímpicos e ele realizou esse sonho para mim. Sem ele eu não teria conseguido. Parece loucura, mas não passa um dia sem que eu pense nele "

Maiores Pontuações no Esporte
4° nas Olimpíadas de Atenas
1° GP Beervelde
1° GP Poznan
1° GP Zwolle
2° GP Lummen
2° GP Braunschweig
2° Copa das Nações Luzerna
2° Campeonato Belga
2° Copa das Nações Rotterdam
3° Copa do Mundo Mechelen
3° Copa do Mundo Den Bosch
3° GP Nörten-Hardenberg
3° Copa das Nações Dublin
3° GCT Estoril
4° GP Wiesbaden
4° Copa do Mundo Mechelen
4° GP Rotterdam
4° Copa do Mundo Dortmund
5° Final Super Liga Barcelona
5° Copa do Mundo Vigo
5° GP Bremen

 

 PROGÊNIE

O desempenho esportivo de Dirk Demeersman e Clinton passa pelos Grand Prix de Belvedere e Poznan, o quarto lugar individual nos Jogos Olímpicos de Atenas e numerosas classificações em Copas do Mundo e Grand Prix. Mas é também como garanhão que Clinton comprova bons resultados. Ele tem  filhos aprovados garanhão em vários studbooks e no esporte internacional você consegue encontrar, com regularidade, seus filhos saltando e se classificando. O studbook KWPN aprovou três de seus filhos :Whitaker ( por Indoctro), Eldorado v/d Zeshoek ( por Toulon) e Zacharov (por Lord Z.).  Advance e Arizona são dois garanhões aprovados KWPN que descendem de um filho de Clinton - Utrillo v/d Heffinck, E através de Eldorado v/d Zeshoek , Clinton também é avô dos garanhões  aprovados KWPN Grodino e Grandorado. Até agora, Clinton colocou 3 filhos nas Olimpíadas: Cornet Obolencky com Marco Kutscher, CODAR e Aleksander Onischenko e Coral Reef Via Volo de Beezie Madden. Outros filhos bem conhecidos de Clinton nas pistas são os saltadores de  Grand Prix  Castle Forbes Vivaldo van het Costersveld (por Randel Z)  montada de Roger Yves Bost, Clintop (por Calvaro Z) com Max Kühner , Victory DA (por Atack Z) de Saer e Audrey Coulter, e Loro Piana Viper (por Goodwill) com Roberto Ariolde saltando as provas de 1,50 mt. Também no cenário internacional, fazendo propaganda para Clinton, podemos citar Vedette van de Koeboshoeve, Allemachtig e Vitesse Greenfiled. Nos testes de performance as filhas de Clinton também se destacam como a égua “Keur” Chelsea Rayalty ( por Concorde) com 82,5 pontos no teste IBOP e a égua “Ster” Electra (por Enrico X) com 81 pontos.

      

1- Eldorado v/d Zeshoek com Willem Greve

2-Zacharov com Maikel van der Vleuten

3-Whitaker com Hamad Ali Mohamed A Al Attiyah

4- Cornet Obolensky e Marco Kutscher

MARCA REGISTRADA

Frequentemente encontramos excelentes produtos da combinação Clinton x Heartbreaker. À primeira vista, dois garanhões de muito caráter. "Isso faz sentido porque os filhos de Clinton tem vários recursos, mas nem sempre são fáceis e os filhos de Heartbreaker querem fazer as coisas corretas, com muita gana e isso combina muito bem. Seus filhos nem sempre são fáceis, eu sou honesto sobre isso, mas todo fim de semana, em algum lugar tem um Clinton ganhando novamente! Tal como Via Volo ou Vivaldo. E o que pensar de Cornet Obolensky que faz um excelente trabalho como garanhão. Primeiro ele teve um ótimo desempenho no esporte, apesar de não ser um cavalo fácil. Existem também inúmeras exceções. Nós próprios temos Eldorado v/d Zeshoek e Zacharov, que tem uma montabilidade normal. e o mesmo acontece com o garanhão aprovado KWPN Whitaker.  Também é muito fácil  tirar conclusões precipitadas, como quando um filho de Clinton morde alguém ele rapidamente é taxado de " complicado “. Em geral, seus filhos não são cavalos para amadores, mas ele produz craques !", diz Henk Nijhof.

VOLTA PARA O NIJHOF

No concurso de Natal de Mechelen 2009 Clinton teve sua merecida despedida. O público belga ovacionou o espetacular tordilho e, em seguida, ele foi levado para as cocheiras do Team Nijhof, onde serviria para a reprodução. "Há sempre muito o que falar sobre Clinton, ele tem seus admiradores e opositores. Dirk é um cavaleiro que pode não ter o estilo mais bonito de montar, mas ele teve um grande desempenho com Clinton. Ele sempre teve grande confiança nele. Eles eram um só o que, certamente, representa muito para o cavalo. Clinton nunca permitiu isso com nenhum cavaleiro, é por isso que ele nunca tinha ido tão longe. "Depois da aposentadoria de Clinton o Team Nijhof readquiriu a outra parte de Hubert Hamerlinck." É lamentável que nós nunca fomos citados como proprietários de Clinton nas ordens de entrada dos internacionais e nos resultados. Essa foi uma das razões pela qual encerramos a parceria. Muitas pessoas nem sequer sabiam que Clinton tinha sido nosso desde a idade de dois anos. Após sua carreira esportiva, adquirimos 10% da propriedade de Hubert, 20% ficou com o Haras Cooper e os outros 20% com os irmãos Bosch " contou Henk Nijhof

GRANDE DEMANDA

A demanda para o sêmen de Clinton é enorme, principalmente, fora da Holanda. "Eu acho que 90% de seu semen vai para o estrangeiro, especialmente Bélgica, França e Alemanha. Clinton transmite scope, técnica e um bom galope. Eu acho que ele é mais adequado para uma égua ágil e de sangue que passe um pouco de tamanho e comprimento. Ele nunca produziu muito semen, então nós o coletamos três vezes por semana.  Ao contrário de muitos outros garanhões que cobrem várias éguas, Clinton produz muito bem por cobrir pouco, "Nijhof concluiu:" Para ser reconhecido Clinton sempre teve de lutar, felizmente, ele garantiu bons resultados, tanto no esporte como na reprodução razão suficiente para silenciar todos os críticos ."